Se tu estás visitando a capital gaúcha e pensou em dar um rolê de bike pela Orla, tu estás no lugar certo!
As bikes laranjinhas (aquelas do Itaú) estão espalhadas em 5 capitais, e é claro que Porto Alegre não ficou de fora! Além de ser uma ótima atividade física, tu podes conhecer a cidade de um jeito divertido, sustentável e fugindo do trânsito da capital gaúcha (que não é dos piores, mas pode ser chatinho as vezes).
As estações de bicicletas compartilhadas estão espalhadas por diversos pontos da cidade, basta acessar o aplicativo e verificar no mapa a mais próxima de onde tu estás. Porto Alegre conta com 86 km de ciclovias que ligam os bairros Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa e Orla.

Para manter a segurança durante o passeio é importante pedalar somente nas ciclovias e travessias para ciclistas. Além disso, alguns trechos da ciclovia tem sentido único, outras mão dupla, então, fica de olho na sinalização, viu!
Outra dica é ficar atento aos pedestres sempre que precisar acessar calçadas e sinalizar através da buzina da bike. Ainda, sempre que achar necessário, utilize equipamentos de proteção, como capacete, joelheiras e cotoveleiras (por tua conta mesmo, as bicicletas não oferecem esses utensílios, ok?).
Passo a passo de como usar:
Passo 1: Você não precisa ser cliente Itaú para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo “Bike Itaú” na App Store (iOS) ou no Google Play (Android). Nas estações onde tu libera as bicicletas também possuem QR Codes que direcionam para a loja de aplicativos do teu celular.
Passo 2: Após o download, tu precisas criar uma conta ou fazer login, caso já possua uma. Para criar sua conta, siga as instruções do aplicativo e forneça os dados solicitados, é super rápido e prático!
Passo 3: O aplicativo oferece diferentes planos: avulsos, diários ou mensais, é só escolher de acordo com o que tu precisa. Depois, basta seguir as instruções para efetuar o pagamento. Ahh o cadastro é feito com cartão de crédito no aplicativo, então, recomendamos que tu faça estes passos em casa, no hotel ou AirBnb que estiver hospedada(o), ok? Fica mais prático pra ti.
Passo 4: Com o cadastro pronto, basta ir até uma estação de bicicletas, conforme o mapa, e liberar a bicicleta usando o QR Code. Antes de liberar a bike, verifique se a bicicleta está em boas condições, como pneus cheios, banco estável e freios. Aguarde o sinal sonoro e a luz verde que confirmam o desbloqueio.
Passo 5: Para devolver a bicicleta é só buscar no aplicativo uma estação com vagas disponíveis, pressionar a bicicleta contra a estação, aguardar o sinal sonoro e a luz verde que confirmam o bloqueio. Caso a luz esteja vermelha, repita o processo, pois a bicicleta não está travada.

Importante! É possível liberar apenas uma bike por vez, pois o cadastro é individual. Se estiver com mais pessoas, cada um deverá seguir os mesmo passos para os cadastros.
As estações funcionam todos os dias das 6 horas da manhã até a meia-noite. Mas já te adiantamos, se for usar as bicicletas na Orla durante o final de semana, é melhor garantir a tua bike cedo, pois elas são bastante concorridas, principalmente nos finais de tarde.
Dica de rolê de bicicleta na cidade
Nossa dica é liberar a bicicleta na estação em frente a Praça Brigadeiro Sampaio. Depois, seguir até o final da Rua dos Andradas para chegar na Orla Moacyr Scliar. De lá, tu podes seguir pela ciclovia em direção à zona sul da cidade.
No caminho tu passarás pelo Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia, como chamamos), o Monumento Super Cuias (que chamamos de "tetas" hahaha), o antigo Anfiteatro Pôr do Sol e a ponte sobre o Arroio Dilúvio. Em seguida tu estarás no Trecho 3 da orla, onde verás diversas quadras esportivas e a maior pista de skate da América Latina. Aqui tem uma estação de bicicletas pertinho, que tu podes devolver a bike aproveitar pra ver a gurizada e a mulherada dando um show no skate, roller e patins, principalmente aos finais de semana.
Depois, tu podes seguir com a tua bicicleta em direção ao Estádio Beira-Rio, do Sport Club Internacional. Aqui tu podes fazer uma visita guiada pelo estádio com a "Visita Colorada", para conhecer o estádio e o Museu do Inter. Se tu optar por visitar o estádio, tem uma estação para deixar a bicicleta bem próximo dele, no final do Parque Marinha do Brasil, de frente para a Avenida Padre Cacique.
Se não, é só seguir pela Orla em direção à Fundação Iberê Camargo, um dos principais centros culturais de Porto Alegre, então, dá uma olhada na exposições em cartaz para ver se te chamam a atenção, mas vale super a pena uma visita por lá! Há uma estação de bicicletas bem na frente do Iberê Camargo, para deixar tua bike por lá. Em seguida, tu pode dar uma volta pelo Pontal Shopping, às margens do Guaíba e almoçar por lá. A dica aqui é caminhar pela passarela que avança sobre o Guaíba garantindo uma paisagem fantástica da região.
Eaí, gostou das dicas? Então já envia esse post pra quem tu sabe que tem visita agenda em Porto Alegre.
Bom rolê!
Comments