top of page

As mais belas escadarias de Porto Alegre!

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Em um passeio por Porto Alegre, tu vais te encantar com as belas paisagens e cenários que se destacam em meio ao clima agitado de uma capital brasileira. E entre elas, nós temos espaços super descontraídos e coloridos, que além de facilitarem o trajeto entre os diversos pontos da cidade, são cenário incríveis para aquela tua foto bombar no Instagram. Estamos falando das escadarias mais famosas de Porto Alegre. Neste texto selecionamos 5 espaços pra tu dar aquele "close certo" nas tuas redes sociais. Vamos lá?


Nós vamos começar por um dos cartões postais da nossa cidade: o Viaduto Otávio Rocha, que conhecemos como "escadaria da Borges", localizada na Avenida Borges de Medeiros. Esta imponente construção faz parte do cenário de Porto Alegre desde 1932. Mas somente a partir de 1943 que teve como objetivo ligar a região central da cidade com a zona sul. O curioso dela é que cada lance de escada recebe o nome de uma estação do ano, chamado de "Passeio das Quatro Estações". Quando tu subires, dá uma olhada nas placas no inicio da escadaria.


Pertinho dali nós temos a escadaria João Manoel, famosa pelos grafites coloridos, ela fica entre as ruas Fernando Machado e Duque de Caxias, de frente para a Rua General João Manoel. Ela faz parte do cenário de Porto Alegre desde 1929 no chamado "Morro da Formiga", mas ganhou este ar mais descontraído em 2008, quando recebeu uma seus grafites coloridos em uma das ações do Setembro Verde, chamando a atenção de moradores e visitantes da cidade.



Ainda na Avenida Duque de Caxias, temos a escadaria 24 de Maio, um lindo trabalho de mosaico em azulejos, poesias e frases de moradores do bairro que enfeitam a escadaria. Ela fica entre as ruas André da Rocha e Duque de Caxias.



Um pouco mais afastado do centro da cidade, no bairro Jardim Carvalho temos a escadaria Ladrilhas. O projeto de revitalização sob o comando da psicóloga Cláudia Coelho com a ajuda de 10 mulheres moradoras, criaram este lindo espaço em mosaico com seus 88 degraus. O bacana é que foi montado, ao pé da escadaria, um pequeno palco em formato de violão que serve para apresentações artísticas no bairro. Ela está localizada na Rua Prof. Antônio Peirouton, esquina com a Passagem Gênova-Aristides Rosa.



Se tu seguires um pouco mais na Rua Prof. Antônio Peirouton, verás uma outra escadaria lindíssima, com bastante área verde no entorno. O que cria uma ambiente bastante propício para aquela tua foto nas redes sociais.



Esperamos que tenhas gostados destas dicas! Não esquece de marcar a gente nas redes sociais quando visitá-los!


169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page