top of page

5 espaços gratuitos em Porto Alegre

É muito comum pensarmos que viajar envolve muitos gastos, não é mesmo? De fato sim, hospedagem e transporte, dependendo do destino e da temporada, podem consumir muito do nosso orçamento de viagem. Mas uma forma de tentar economizar durante nossas escapadas, é buscar por lugares e atividades gratuitas nos destinos, por isso, aqui selecionamos 5 lugares para tu conhecer em Porto Alegre sem custo, vamos lá?



Renato Soares (MTur)


1 - Mercado Público


Um espaço que transborda cultura, pois neste lugar tu terás a oportunidade de conhecer muitos dos produtos que fazem parte do dia a dia da gauchada. Além de hortifrútis, embutidos, carnes, peixes e outros frutos do mar, aqui tu encontrarás diversos artigos como a erva mate, cuia bomba pra preparar o teu chimarrão. Ahhh e de cara se deliciar com os pratos do restaurante mais antigo da cidade, o Restaurante Gambrinus, inaugurado em 1889.


Foto: Renato Soares (MTur)


2 - Memorial do Rio Grande do Sul


Bem no centro da cidade, na famosa Praça da Alfândega, tu encontrarás esta magnífica obra da arquitetura, antiga sede dos Correios e Telégrafos da capital gaúcha, mas que hoje abriga um dos centros culturais mais famosos da cidade. Aqui, além de uma exposição permanente sobre a história do Rio Grande do Sul, encontrarás diversas exposições itinerantes dos mais variados temas e artistas. E uma dica extra, é conhecer também, logo do ladinho do Memorial, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o prédio gêmeo que conta com exposições de artes incríveis.


Foto: Renato Soares (MTur)


3 - Casa de Cultura Mário Quintana


A famosa casa rosada de Porto Alegre! O lugar é uma atração à parte, pois a arquitetura e o charme do antigo Hotel Majestic, lugar onde hoje está a Casa da Cultura, chama a atenção de quem passa por lá. Aqui tu encontrarás o famoso “Quarto do Poeta”, uma réplica do quarto de Mário Quintana enquanto viveu no antigo Hotel Majestic durante 12 anos. Ou até mesmo a sala Elis Regina, uma homenagem a esta famosa cantora de música popular brasileira, gaúcha e porto-alegrense. Além de bibliotecas, cinema, espaços culturais e o Jardim José Lutzenberger, com vista do alto do prédio e com muitas espécies de plantas típicas do nosso estado e de fora.


Foto: Arquivo Viva+POA


4 - Basílica Nossa Senhora das Dores


A igreja mais antiga ainda de pé de Porto Alegre, fica ali pertinho das outras dicas que trouxemos aqui. Ahhh e não é mais igreja, ela recebeu há pouco tempo o título de basílica pelo Vaticano. O interior dela é uma obra a parte, lindíssima em arte barroca com muitas imagens que possuem cabelos humanos, o que chama a atenção de muita gente que visita ela.


Foto: Arquivo Viva+POA


5 - Palácio PIratini


A sede do governo estadual do Rio Grande do Sul fica na parte mais alta do centro da cidade. Esse cara aqui tem um pouco mais do que 100 anos e muitas histórias pra contar. Se visitar Porto Alegre durante a semana, podes fazer uma visita guiada dentro do local e ver as lindas obras de arte como os painéis pintados diretamente na estrutura do prédio pelo famoso Aldo Locatelli.


O que tu achaste destas dicas, deu vontade de conhecer não é mesmo? Tu podes aproveitar a visita na cidade e fazer um passeio com a gente, pois no 1º e 4º sábado de cada temos temos o nosso Free Walking Tour Porto Alegre, onde passamos por vários destes espaços contando histórias incríveis da cidade. O melhor de tudo, é de graça, mas ao final do passeio, tu podes fazer uma contribuição espontânea se gostar da experiências.


Te esperamos!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page