top of page

A rota do sol em Porto Alegre!

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Uma típica tradição de todo gaúcho e porto alegrense é sentar na grama, tomar o chimarrão e "lagartear" no sol. Pra tu que nunca ouvistes esta expressão, é como nós dizemos "ficar no sol para se esquentar", principalmente nos dias frios. E cá entre nós, gostamos muito de fazer isso!

E quando envolve o final de tarde com o pôr do sol, eita que é melhor ainda. Porto Alegre tem a fama de ter um dos pôr do sol mais bonitos do mundo, então, pra que tu possas curtir esta maravilha de espetáculo, separamos aqui 5 lugares pra tu aproveitar o final de tarde com aquela pessoa especial. Então, separa o teu chimarrão, coloca a canga na sacola e #partiu aproveitar o pôr do sol de POA.


1) Orla Moacyr Scliar: ou como todos nós estamos acostumados a chamar: "orla do gasômetro". Este local é imperdível, pois faz parte da vida de todo o porto alegrense. O espaço foi revitalizado em 2018, recebendo toda a infraestrutura necessária para tu curtir o tu passeio. Aqui além de poder aproveitar este belo espetáculo do nosso astro rei, tu poderás aproveitar as diversas opções de bares e restaurantes. Como o 360 POA GastroBar, um restaurante com uma vista panorâmica para o lago Guaíba. Neste espaço tu também irás encontrar ciclovia para aquele passeio de bike, quadras esportivas, mirantes e passarelas sobre o lago e um atracadouro onde estão os barcos que oferecem passeios pelo lago como o Porto Alegre 10 e Noiva do Caí.



2) Parque Pontal: aquele cantinho especial em direção a zona sul da cidade, onde além do pôr do sol, tu podes aproveitar uma cerveja bem gelada curtindo o entardecer. No local onde antes estava localizado o Estaleiro Só, uma das empresas mais importantes na construção de navios do país, que funcionou de 1850 até 1995, hoje temos o Parque do Pontal. Uma área de 10 mil metros quadrados, de forma provisória, onde tu poderás curtir o teu final de tarde. No local estão sendo construídos prédios que irão abrigar consultórios médicos, salas comerciais e também um hotel. Além de um espaço de lazer para circulação e descanso dos porto alegrenses.



3) Passeio de barco: e que tal tu aproveitar esse lindo espetáculo durante um passeio pelo lago Guaíba? Claro que queremos, e tu podes fazer isso com uma das empresas que oferecem passeios de barco por lá, como a Navega POA. A empresa oferece passeios de aproximadamente 3 horas em um barco a vela, e tu podes reserva aquele final de tarde pra curtir o pôr do sol. Ainda não ficou convencida, isso por que tu não vistes a carta de bebidas e petiscos que podem ser oferecidos durante o teu passeio. Que tal dar uma olhada por lá e conferir este maravilhoso espetáculo?



4) Bairro Ipanema: que a zona sul de Porto Alegre é tudo de bom, nós já sabemos! Mas tu já fostes curtir um passeio pelo bairro Ipanema? Se tu achas que o Rio de Janeiro é o único a ter um calçadão em Ipanema, tu estás enganada, porque Porto Alegre também te oferece um lindo passeio à "beira-mar", que dizer, à "beira-lago". Antigamente o bairro era conhecido por causa de suas casas de veraneio, onde os moradores do centro da cidade passavam suas férias. Hoje, um bairro bucólico e bastante querido pelos moradores, oferece uma paisagem incrível pelo seu calçadão.



5) Parque de Itapuã: na região metropolitana de Porto Alegre, na cidade de Viamão a 57km de POA, tu irás encontrar uma unidade de conservação com lindos cenários do lago Guaíba, no encontro com a Laguna dos Patos. Aqui tu podes aproveitar o dia com a família e curtir as belas praias que o Parque de Itapuã oferece. O local tem infraestrutura com churrasqueiras, banheiros e algumas trilhas que podem ser realizadas com a contratação de um dos Guias do parque. Quer curtir um dia do final de semana com a família, este local é o ideal!



Gostou das dicas? Ahhh então não esquece de compartilhar este texto com os amigos e marcar o @vivamais.poa no instagram quando visitares estes locais.



79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page